segunda-feira, 21 de março de 2011

PALAVRAS EM FLOR, poesia de Ilona Bastos

The Chelsea Gardener - Frances Broomfield


Percorro as linhas do meu texto
Como o jardineiro se passeia
Entre os canteiros do seu jardim.

Trato as palavras como se fossem flores.
Se estão murchas, dou-lhes sentido,
Arranco-as sem dó, se são daninhas,
Semeio virgulas com inglória hesitação,
Enterro pontos e vírgulas, pontos finais,
Como estacas a amparar trepadeiras
Orações em crescente entusiasmo.
Caminho serena, ou correndo, vezes inúmeras,
Apreciando o efeito, a cor, a luz, a conclusão.
Volto insistente, buscando gralhas, que as sinto lá
E encontro-as, matreiras, palradoras, bicos em riste
Xô! Fora daqui! Sou espantalho assustador!

O texto é o meu jardim, meu verde campo,
Minhas palavras são minhas dilectas flores.

.



Celebra-se, hoje, dia 21 de Março, o Dia Mundial da Poesia.
Este dia foi criado, na XXX Conferência Geral da Unesco, em 16 de Novembro de 1999, com a finalidade de promover a leitura, a escrita,a publicação e o ensino da poesia através do mundo.


Sem comentários: