terça-feira, 24 de maio de 2011

APRENDER MATEMÁTICA A SORRIR


Salman Khan: Vamos usar o vídeo para reinventar a educação
Caso não consiga visualizar aqui o vídeo com as legendas em português, poderá vê-lo AQUI


Salman Khan, um jovem analista de fundos de investimento americano, ajudava os primos a resolver os problemas de Matemática, dando-lhes explicações sobre a matéria. Como ele vivia em Boston e os primos em Nova Orleães, a certa altura as explicações passaram a ser dadas através de vídeos que Salman  colocava no You Tube. Os primos adoraram e chegaram a dizer-lhe, para seu grande espanto, que o preferiam nos vídeos do que em pessoa! Bom, ultrapassado o choque, Kahn compreendeu o que os primos queriam dizer: que as suas explicações de Matemática dadas através dos vídeos tinham vantagens sobre as explicações tradicionais, e que assim conseguiam compreender muito melhor a matéria.

Para grande surpresa de Kahn, isto aconteceu não apenas com os primos mas com um crescente número de estudantes, que passou a assistir às suas explicações de Matemática e a sentir grande alegria e entusiasmo pelo facto de finalmente conseguir compreender e resolver problemas que até aí pareciam de grande dificuldade.

A partir destes primeiros vídeos, desenvolveu-se uma verdadeira academia, a Academia Kahn, que conta actualmente com mais de 2.000 vídeos, abrangendo grande parte do curriculum de Matemática (desde as mais simples somas de um algarismo, até aos mais complicados cálculos), e ainda Biologia, Química, Economia,  e muitas outras matérias.

Neste vídeo, Kahn conta, de maneira engraçada e esclarecedora, como conseguiu interessar os alunos na Matemática e como tenciona criar uma sala de aula do tamanho do Mundo.






Sem comentários: