terça-feira, 11 de outubro de 2011

E SE EU LARGASSE O MEU OLHAR?, poesia de Ilona Bastos

Golfinho - imagem do site CANAL NATUREZA


E se eu largasse o meu olhar?
E se o deixasse percorrer o mar imenso,
Lançar-se, livre, no céu infinito,
Cavalgar pela planície, até ao horizonte?
...

E se o meu olhar tudo abarcasse
(A humanidade, a fauna, a flora!)
E nele guardasse toda a criação?
...

E se o meu olhar fosse microscópico
E distinguisse o grão, a gota, a bactéria?
..

E se o meu olhar fosse macroscópico,
E nele coubessem todas as estrelas e as galáxias?
..

E se visse o invisível e, para si, as ondas
Os aromas e os sons mostrassem cores
E formas dos outros desconhecidas?
..

E se eu seguisse o meu olhar, e com ele...
..

Nadasse os oceanos, tal um golfinho,
Voasse pelo azul, como gaivota,
Ganhasse velocidade sobre a pradaria?
(Cavalo selvagem, outrora detido, agora liberto…)
..

E se tudo soubesse do que via
E a razão de tudo se revelasse?
..

E se atingisse a molécula, o átomo, o quark,
A mais ínfima partícula, e entendesse
Afinal, do que é construído o Universo?
..

E se o meu olhar e eu fossemos o mais longe
que é possível ir, e regressássemos o mais depressa
que é possível vir, para contar?
..

Que encontraríamos e saberíamos,
Que contaríamos, eu e o meu olhar?
 
 
 
 

Sem comentários: