quarta-feira, 17 de junho de 2009

A ARANHA VENENOSA, história da Avómi

Long-jawed spider, Lloyd Spitalnik's Wildlife Galleries


Dois Macacos brincavam às escondidas, quando apareceu uma pequena Aranha.

-Que se passa aqui? - perguntou a Aranha - Ou me enganei no caminho ou vocês não estão no sítio certo. Neste local vivia antes um casal de Tigres com um filhinho bebé que era muito engraçado e brincalhão. Costumava brincar com ele, mas um dia estava eu a tecer uma teia que me deu muito trabalho, ele veio e destruiu-a. Fiquei tão zangada que lhe dei uma picada bem forte. Depois tive pena dele, coitadinho! Chorou tanto!

Desculpei-me perante ele e os pais, mas não me perdoaram. Já passou algum tempo e resolvi voltar cá, com a esperança de os encontrar e também que me tivessem perdoado, pois a partir daquele dia tenho vivido cheia de remorsos pelo que fiz.

- Eles viviam aqui - disse o Macaco Trapezista - mas há já algum tempo que saíram. Não sei se sabes que a picada que deste ao Tigre Mimado deu origem a um inchaço tão grande na sua patinha, que tiveram que ir viver para perto da cidade a fim de levarem o filho ao veterinário amiudadas vezes.


Chimpanzé - National Geographic

- Não imaginas o mal que lhe fizeste, Aranha Venenosa! - disse o Macaco Palrador - O pobre Tigre Mimado até deixou de brincar.

O Tigre Riscado disse que iriam viver para longe daqui, não só para terem mais facilidade de levar o filho ao veterinário e aos tratamentos, mas também com receio que voltasses aqui e houvesse outro acidente. Até parece que estavam a adivinhar que virias, não é?

- Não me digas essas coisas, que estou a ficar tão angustiada que até a alma me dói. Já me basta o que tenho sofrido pelo arrependimento! Nunca pensei que a picada magoasse tanto o Tigre Mimado pois o que quis foi assustá-lo, para não repetir o que tinha feito.

- Isso dizes tu, mas a verdade é que a tua picada é venenosa e origina um mau estar terrível e tu sabes bem disso! - disse o Macaco Trapezista - Ainda bem que fomos prevenidos, pois brincalhões como somos, ainda nos fazias alguma maldade. Nunca imaginei que uma picada duma Aranha tão pequena tivesse consequências tão graves!
Ó Aranha Venenosa, vai-te embora, antes que resolvas picar-nos também. Temos vivido aqui tão sossegados! Reparaste como brincávamos, quando chegaste?


Chimpanzé - National Geographic
- Reparei, sim! Garanto-vos que não vos picarei, a menos que me façam alguma partida. Claro que, se isso acontecer, terei que me defender, não acham?

- Vai-te embora. Com a nossa brincadeira podemos inadvertidamente fazer qualquer coisa de que não gostes e...

- Está bem, irei! Mas quero antes pedir-vos um favor: Se virem por aqui o Tigre Riscado, sua mulher ou o pequenino Tigre Mimado, digam-lhes que passei por aqui não só para os cumprimentar, mas também para lhes dizer que tenho andado num desespero originado pelos remorsos.

- Fica descansada, Aranha Venenosa, mas queira Deus que não apareçam, senão lá ficaremos sem este precioso local para as nossas brincadeiras. Andámos muito tempo à procura do lugar ideal e agora que o encontrámos não queríamos por nada perdê-lo.

- Não se esqueçam do meu recado! - pediu a Aranha Venenosa, sem dar importância ao que interessava aos Macacos.

1 comentário:

Rita disse...

Muito gira a história!! Bjs da neta grande. =)