terça-feira, 23 de junho de 2009

A CORRIDA DA BARATA E DO CARACOL, história da Avómi

Certo dia, logo ao romper da manhã, uma Barata começou o seu passeio no jardim. Ainda estava um pouco escuro e ela andava às apalpadelas, porque não via bem; passava sobre uma flor, na terra fria, subia uma parede, voltava a descer... Mais tarde, já cansada, sentou-se um bocadinho à beira dum muro. Foi olhando em redor de si e, a dada altura, viu um Caracol que se deslocava lentamente. Como já tinha descansado um bom bocado, sentia-se pronta para novo passeio e pensou:

- Vou convidar o amigo Caracol, para fazer uma corrida. Está a apetecer-me uma corridinha, porque está frio e preciso de aquecer!

- Bom dia, amigo Caracol! Então que faz por aqui?

- Ó amiga Barata, acordei cedo e resolvi dar um passeio pelo jardim, mas hoje está uma manhã fria e já estou arrependido de não ter ficado na caminha. Estava tão quentinha!!!

- Está muito frio, está! - Exclamou a Barata - Por isso, estava mesmo agora a pensar convidá-lo para uma corridinha.

- É uma excelente ideia! - Exclamou o Caracol, sem medir as palavras - Mas ficou a pensar e, antes que ela voltasse a falar, disse:

- Ó amiga Barata, não acha que é uma competição que me vai deixar envergonhado?

- Bem, se o fizesse com esse fim, é natural que o amigo Caracol ficasse mal classificado, dado que é muito mais lento que eu. Porém, não se trata disso, mas de uma corridinha, para aquecer.

- Então vamos a ela!... - Exclamou o Caracol, todo contente.

Correram um bom bocado e, claro, a Barata sempre à frente. Coitadinho do Caracol, por mais que se esforçasse, não conseguia acompanhar a Barata. Transpirava, transpirava, já não podia com a própria concha, que pesava mais que nunca. Contudo, fez um esforço e continuou, apesar de há muito ter perdido de vista a amiga Barata. Qual não foi o seu espanto, quando, a dado momento, se encontrou com ela que chorava copiosamente, cheia de dores. A pobre Barata tinha tido uma cãibra, que a obrigou a parar um grande bocado e, por isso, o Caracol a apanhou.

- Está a ver, amigo Caracol, que nem sempre ganha o mais veloz?! Se tivéssemos feito uma corrida a sério, o meu amigo tê-la-ia ganho!

- É verdade, amiga Barata! Quem diria?
.
.
.

Sem comentários: